30 de julho de 2021

OUTROS CURSOS




 

TREINAMENTO EM ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO EM CONFORMIDADE COM A NORMA CETESB P4.261 - EAD


PERÍODO E HORÁRIO: EM BREVE NOVA EDIÇÃO PARA O 2º SEMESTRE DE 2021



- Quartas-feiras das 19:30 as 22:30 horas; e



- Sábados das 08:30 às 11:30 horas.



LOCAL: Aulas no sistema ensino a distância (EAD) ao VIVO coordenada pelo professor da disciplina e monitorada por um assistente de coordenação.



OBJETIVO: 



Orientar profissionais que elaboram estudos de análise de risco a alcançar conformidade com a norma P4.261 Risco de Acidente de Origem Tecnológica – Método para decisão e termos de referência, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)



EMENTA



A norma CETESB P4.261 cumpre três papéis: (a) orienta a tomada de decisão quanto à necessidade de Estudo de Análise de Risco (EAR) com o propósito de apoiar as decisões da CETESB no licenciamento de empreendimento que manipula substâncias perigosas como sólidos, líquidos e gases, inflamáveis e tóxicos;(b) apresenta o termo de referência para a elaboração do EAR e(c) também traz o termo de referência para a elaboração do Programa de Gerenciamento de Risco. Este treinamento, endereçado àqueles familiarizados com as técnicas que compõem um EAR, propõe aperfeiçoar o Estudo, apontando erros frequentemente cometidos na sua concepção e na sua elaboração, de forma a alcançar conformidade integral com a norma P4.261. O treinamento se desenvolverá utilizando exemplos desses erros e de estudos de casos trazidos pelos participantes.



 



PROGRAMA



Sobre a Parte I Classificação de empreendimentos quanto à periculosidade




  • Objetivo e princípio.

  • O EAR é necessário?



Sobre a Parte II Termo de referência para a elaboração de estudo de análise de risco para empreendimentos pontuais e sobre a Parte III Termo de referência para a elaboração de estudo de análise de risco para dutos




  •  Etapas, seus erros mais frequentes e implicações.

  •  Quando interromper o EAR.

  •  Dutos e empreendimentos pontuais: diferenças e semelhanças no EAR.



Decisão baseada em risco




  • Conceito e terminologia.

  • O olhar a partir do bem a proteger.

  • Aprendendo com os erros.



Estudos de casos trazidos pelos participantes



 



DOCENTE: José Carlos de Moura Xavier (CETESB-SP)



Doutor e Mestre em ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Farmacêutico Bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). Iniciou atividade profissional na indústria de papel (1984), passando para a indústria farmacêutica (1985), onde atuou por sete anos em plantas químicas de (i) produção de antibióticos naturais e semissintéticos, (ii) extração de compostos naturais de fontes animais e (iii) extração de compostos naturais de fontes vegetais. Desde 1992, atua na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), predominantemente na avaliação de estudos de análise de risco, programas de gerenciamento de risco e planos de ação de emergência provenientes de empreendimentos potencialmente geradores de grandes acidentes ambientais. Desde 1993, atua como docente em cursos técnicos de curta duração e de especialização universitária em gerenciamento ambiental em disciplinas que abordam as ferramentas de gerenciamento de risco citadas



CARGA-HORÁRIA: 15 horas/aula



VAGAS: 40



INVESTIMENTO E INSCRIÇÕES: EM BREVE