16 de abril de 2021
OUTROS CURSOS

TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE AREAS CONTAMINADAS - EAD
PERÍODO E HORÁRIO: EM BREVE NOVA EDIÇÃO PARA O 2º SEMESTRE DE 2021
- Quintas-feiras das 19:30 as 22:30 horas; e
- Sábados das 08:30 às 11:30 horas.
LOCAL: Aulas no sistema ensino a distância (EAD) ao VIVO coordenada pelo professor da disciplina e monitorada por um assistente de coordenação.
OBJETIVO:
Introduzir aos alunos o tema de identificação e gerenciamento de passivos ambientais, com o objetivo de formar gestores ambientais que estejam familiarizados com este tema específico.
PROGRAMA
- Introdução
- Histórico do Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo
- Procedimento de Gerenciamento de Áreas Contaminadas
- Avaliação Preliminar
- Métodos de Investigação em Tempo Real
- Modelo Conceitual
- Investigação Confirmatória
- Investigação Detalhada
- Amostragem de Solo
- Amostragem de Água Subterrânea
- Avaliação de Risco (Metas de Remediação)
- Plano de Intervenção
- Técnicas de Remediação
DOCENTE: Vicente Aquino Neto - CETESB/SP
"Engenheiro Agrônomo formado em 1986 pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP, com especialização em Engenharia em Saúde Pública e Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública – USP, em 1991 e mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP em 1998. Trabalha na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo desde 1992, e desde 2003 exerce o cargo de gerente do Setor de Auditoria e Avaliação de Áreas Contaminadas, conduzindo trabalhos de investigação em campo, avaliação de estudos e projetos de investigação e remediação de áreas contaminadas, sendo coordenador de um dos grupos de trabalho da Comissão Especial da ABNT, criada para elaboração de normas para investigação de passivos ambientais de solo e água subterrânea."
CARGA-HORÁRIA: 30 horas/aula
VAGAS: 40
INVESTIMENTO E INSCRIÇÕES: EM BREVE