Conheça a Cegea

INSTITUCIONAL

 

Histórico

 

A elaboração do Projeto CEGEA teve início em meados de 2001. O Prof. Dr. Celso A. Clemente do Departamento de Ciência do Solo-ESALQ-USP (Coordenador) contou com a grande ajuda e experiência da Profa. Dra. Adriana Nolasco do Departamento de Ciências Florestais-ESALQ-USP. A principal missão projetada foi a de ensinar, informar e realizar atividades com os participantes no sentido de oferecer sólida formação. Incluir subsídios e complementação na área ambiental aos profissionais de qualquer área do conhecimento na resolução de problemas relacionados aos recursos naturais com responsabilidade socioambiental, otimização e estimulo interdisciplinar.

 

Na criação do curso foram traçadas metas, filosofias e propostos alguns objetivos, tais como: 1) juntar conhecimentos da academia com conhecimentos e experiências práticas de profissionais de órgãos públicos (CETESB, DAEE, IPF entre outros) e privados (empresas referencias em atividade ambiental); 2) corpo docente preparado, constantemente atualizado e motivado para atender o propósito de informar, ouvir, discutir, elaborar e principalmente ensinar a fazer; e 3) proporcionar a oportunidade de alunos formados em outras instituições de ensino no sentido de conhecer, frequentar, complementar formação e conquistar um certificado USP.

 

Próximo ao fim do mesmo ano de 2001, o Projeto CEGEA foi concluído e enviado para apreciação do Conselho do Departamento de Ciência do Solo, sede do evento. Aprovado no primeiro semestre de 2002 iniciou-se a tramitação nas instâncias superiores da USP (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e demais Comissões) e ao mesmo tempo teve início a elaboração da agenda dos professores para 2003 e a devida divulgação pela FEALQ e ESALQ.

 

A primeira turma CEGEA iniciada em março de 2003 contava com 55 alunos (turma cheia e muitos interessados na lista de espera). Nesta época as aulas eram em todos os sábados e o evento foi concluído a contento em 1 ano, março a dezembro deste 2003. Os anos seguintes 2004 e 2005 ocorreram da mesma forma, turmas continuando cheias, inclusive com abertura de turma de meio de ano com inicio em agosto para atender a demanda.

 

A partir de 2006, a normatização da USP (Resolução CoCEx nº 5194, de 12 de maio de 2005, Artigo 2) exigiu trabalho de conclusão de curso (TCC), tornando a necessidade de transformar o calendário, ou seja: a) aulas em finais de semanas alternados, elevando o tempo para 3 semestres; e, b) um semestre para elaboração, apresentação e defesas dos TCCs. Assim o projeto ficou com a duração de 2 anos.

 

Modificações, alterações e modernização da grade de disciplinas foram implementadas ao conteúdo para acompanhar a evolução do conhecimento, das leis ambientais e da necessidade das atividades realizadas pelos profissionais da área ambiental. Dentro deste contexto foram incluídas aulas externas (campo) e atividades didáticas em visitas a empresas que operam atividades de gerenciamento, exploração de bens naturais e prevenção e de danos ambientais.

 

Os profissionais que concluíram o CEGEA invariavelmente tiveram progressão na carreira ou conseguiram entrar no mercado de trabalho na área ambiental. Costumeiramente as pesquisas com ex-alunos demonstram grande inserção e aceitação neste segmento do trabalho.

 

A partir de 2007, além do Curso de Especialização, o CEGEA começou a oferecer Cursos e Treinamentos de curta duração. Os temas desses eventos foram propostos a partir da grade de disciplinas e do conteúdo programático da Especialização, ou seja, dentro do título “Gerenciamento Ambiental”. São eventos de carga horária de 16, 24 até 36 horas no máximo, específicos e voltado para um público que não tem agenda de 3 semestres ou mais para cursar a Especialização. A soma de alunos que passaram e fizeram os treinamentos também é muito grande senão maior que na Especialização.

 

Desde 2016 o Prof. Dr. Tiago Osório Ferreira, docente do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ-USP, é vice-coordenador do CEGEA, ao lado do coordenador Prof. Dr. Celso A. Clemente, idealizador do Curso.

 

Em 2021 o CEGEA apresentou sua versão de Ensino a Distância (EAD), atendendo a solicitação de diversos alunos de estados distantes que gostariam de acrescentar a sua formação os conhecimentos proporcionados pelos docentes do CEGEA. Na versão EAD, todas as aulas são ao vivo, ficando disponíveis aos alunos durante o período de 30 dias após o término da disciplina.

 

Atualmente está em andamento a 24ª Turma CEGEA. Na especialização já passaram cerca de 1000 alunos que estão contribuindo com a preservação e o desenvolvimento sustentável do país.

 

Justificativa

 

O desenvolvimento sustentável e o efetivo gerenciamento dos impactos ambientais têm se tornado objetivo chave das ações políticas em nível local e global. As organizações públicas e privadas têm reconhecido que o entendimento da sustentabilidade e a aplicação de princípios e métodos de gestão ambiental em práticas diárias são vitais para o alcance de benefícios sociais, econômicos e ambientais para toda a sociedade.

 

Assim, estas questões acabam por exigir a formação de profissionais que possuam a capacidade de estabelecer relações interdisciplinares entre as diferentes áreas do conhecimento em contextos únicos, complexos e reais. Desta forma, a Proposta Político Pedagógica do CEGEA está baseada na articulação dos conhecimentos por meio de ações docentes que contemplem procedimentos teórico-prático-metodológicos interdisciplinares.

 

Neste contexto podem-se incluir ações no sentido de capacitar profissionais, em cursos de especialização, em assuntos ambientais nas atividades desenvolvidas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” baseado no tripé da própria Universidade, ou seja, Ensino, Pesquisa e Extensão de Serviços à Comunidade.

 

Objetivos e metas

 

Contribuir com a formação de profissionais para a área ambiental de diferentes contextos. Fornecer subsídios teóricos e práticos, fundamentais para o exercício consciente, sério e ético no âmbito do gerenciamento ambiental para o planejamento, implementação e organização de processos de gestão realizados em instituições públicas e privadas. Atender à demanda por conhecimento de como fazer o Gerenciamento Ambiental nos estados brasileiros. Capacitar profissionais de diferentes áreas no Gerenciamento dos Recursos Naturais Ambientais por meio do desenvolvimento sustentável, possibilitando que estabeleçam interfaces com esta temática.

 

Coordenação

 

Coordenador: Prof. Dr. Celso Augusto Clemente - ESALQ/USP

 

Geólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1975). Tem Mestrado, Doutorado e Livre Docência em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" ESALQ-USP (1982, 1988 e 2001 respectivamente). Realizou parte do doutorado no exterior junto ao Institut Français de Recherch Scientifique pour le Developpment en Cooperation - Lab. de Petrologia da Superfície– com bolsa da ORSTOM. Centre de Bondy-Paris.  Atualmente é Professor Associado da Departamento de Ciência do Solo da ESALQ, na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo (química e mineralogia de Solos, relações materiais de origem de Solos & Geologia, mapeamento geológico, Geologia do Brasil e do Estado de São Paulo). Tem experiência administrativa em cargo de Direção de Faculdade, elaboração de programas e Coordenação de Cursos de Especialização, Difusão e Treinamentos de curta duração na área Ambiental.

 

Vice-coordenador: Prof. Dr. Tiago Osório Ferreira - ESALQ/USP

 

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar, 1999). Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Realizou parte do doutorado no exterior junto a Universidad de Santiago de Compostela (USC-Espanha, 2005). Atualmente é Professor Doutor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz junto ao Departamento de Ciência do Solo. Tem experiência na área de agronomia, ciência do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: gênese de solos, geoquímica de solos, pedogênese, biogeoquímica de solos de ambientes estuarinos, solos de áreas úmidas costeiras.

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